Fachada do escritório de Advocacia: O que devo saber (2022)
A fachada faz parte da estrutura de qualquer negócio físico, e os escritórios de advocacia não podem ser excluídos. Para lhe dar uma melhor compreensão do processo de seleção e montagem da fachada, estamos aqui para destacar alguns pontos chave neste tópico.
Investir em uma boa fachada é uma boa?
Uma vez que os profissionais jurídicos estão sujeitos a restrições de marketing e publicidade, a equipe precisa fazer pleno uso de todos os elementos permitidos e aproveitar ao máximo cada situação.
Se a fachada parecer descuidada, a aparência do escritório de advocacia de nada vale, pois a entrada do escritório faz parte do seu cartão de visita, pois faz parte da identidade visual e o primeiro ponto de contato visual entre o cliente e a empresa . Por essas razões, é interessante que os gerentes invistam e se preocupem em criar o visual certo, porque é importante que os consumidores tenham a melhor primeira impressão possível.
Para ajudá-lo nesse processo, consulte o texto completo sobre a importância do logotipo do advogado.
Muitas pessoas ignoram a importância da boa aparência, mas a realidade é que esse ambiente faz parte da construção da marca e afeta a imagem da empresa, tem grande potencial para se tornar uma ferramenta de atração ou atração de potenciais clientes.
Elementos importantes na fachada do escritório
Identidade visual
Identificado como “um conjunto de elementos formais que representam visualmente um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço sistemático”, a principal função desse elemento amplo é servir como um ponto de contato visual para os usuários com a marca criada.
Portanto, é fundamental que haja uma correlação entre suas diferentes partes, como nomes, símbolos, tipografia e cores, que serão utilizadas em todos os produtos, objetos e ambientes relacionados à empresa. O reconhecimento visual tem a capacidade de transmitir uma filosofia empresarial séria e competente, sendo altamente valorizado por quem busca os serviços de profissionais da área jurídica.
O logotipo é considerado um dos principais elementos da identidade visual, uma representação gráfica da marca e, como muitas partes do mundo jurídico, o logotipo é regido pelo Código de Ética da OAB. Embora possa parecer simples, existem algumas regras nesta seção.
Informações de contato
Alguns exemplos de informações permitidas que os agentes permitem que sejam exibidas na fachada são: dados do escritório, como área operacional, número de contato, e-mail, horário comercial, nome da empresa, nome do associado e número de registro correspondente de advogados brasileiros.
No âmbito das informações proibidas, destacam-se: o uso de chavões comerciais, como “satisfação garantida” e “venha ver”. E a disseminação de serviços jurídicos em conjunto com outras atividades (como contabilidade). Lembre-se de que é permitido exibir placas nas paredes externas do escritório, mas não há outdoors.
Pontos chaves recomendados da fachada
Concordância
É interessante enfatizar a importância de uma boa pesquisa, ou seja, colocar os dados de forma clara e fácil de entender sem parecer amador, pois se o cliente não conseguir entender claramente as informações listadas, grande a possibilidade de desistir.
A parede externa deve atender aos padrões estabelecidos na identidade visual e organizar os dados de forma separada para fácil leitura. Desta forma, os elementos visuais que fazem parte da marca podem ser conectados e facilmente associados pelos consumidores, aumentando assim a visibilidade rápida da empresa.
Destaque as informações principais
É possível (e recomendado) filtrar os dados exibidos na frente do escritório de advocacia, mas certas informações são absolutamente necessárias para o sucesso do escritório de advocacia. Um é o nome da empresa. Essas informações precisam ser destacadas para que qualquer pessoa, mesmo que esteja apenas de passagem na frente da empresa, possa reconhecer o seu significado.
Cores
A cor é um dos componentes mais relevantes da identidade visual, que deve complementar o conteúdo importante da marca, aparecendo em tons chamativos de cinza, preto, branco, verde, bege, azul e amarelo. Algumas empresas optam por escolher uma paleta de cores baseada na área do escritório, o que pode ser interessante para a construção da essência da identidade.
O que a OAB diz sobre fachadas de escritórios
Primeiramente, é relevante evidenciar o que o Código de Ética da OAB diz sobre a criação e uso de identidades visuais para advogados e escritórios de advocacia:
“E-4.649/2016 – SÍMBOLOS DA ADVOCACIA – IDENTIDADE VISUAL DOS ADVOGADOS E DAS SOCIEDADES DE ADVOGADO – DISTINÇÕES – VEDAÇÃO DE USO DAQUELES PRIVATIVOS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E DOS OFICIAIS DOS ENTES PÚBLICOS – FIXAÇÃO DE PARÂMETROS ÉTICOS. Perdeu-se excelente oportunidade, no novo Código de Ética, para regular explicitamente a identidade visual dos advogados, conquanto o legislador, ao contrário, não apenas ficou silente, como excluiu a parte final do artigo 31 do “Codex” anterior que veda ao advogado o uso dos símbolos oficiais e dos que sejam utilizados pela Ordem. Como o próprio Estatuto, Regulamento Geral e Provimento nº 94/2000 também não abordam diretamente a questão da “identidade visual”, apenas considerando como lícitos os meios publicitários compatíveis com a sobriedade da advocacia e que tenham caráter informativo, não mercantilista, os advogados irão encontrar balizamento ético através dos pareceres elaborados pelo Tribunal Deontológico da OAB/SP. Sumulando, pode o advogado, individualmente ou em sociedade, criar sua identidade visual, utilizando, isoladamente ou em conjunto, símbolo (figura gráfica) e logotipo (letras), formando assim sua “assinatura institucional”, desde que de forma discreta, sóbria e com finalidade meramente informativa, não mercantilista, em seus impressos, cartões, placas e demais formas de publicidade permitidos. É vedado o uso dos símbolos e identidade visual exclusivos da OAB, bem como os da União e demais entes públicos, como brasões, bandeiras e congêneres. Os símbolos privativos do advogado, que não se confundem com sua identidade visual, consagrados em nossa jurisprudência interna e na escassa normatização, são apenas a beca, as insígnias que a acompanham, e a balança, ainda que não de uso exclusivo.
No que diz respeito especificamente às fachadas, a primeira turma do TED, que segue o princípio da sobriedade, deixa claro que é necessário evitar o uso de componentes muito espalhafatosos, como cores vibrantes, neon, luzes intermitentes e letreiros luminosos que piscam.
“Art. 40, Parágrafo único. Exclusivamente para fins de identificação dos escritórios de advocacia, é permitida a utilização de placas, painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes previstas no artigo 39.“
No caso, o artigo 39 mencionado se refere à publicidade na advocacia
“Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.“
Tendências de fachadas
Ainda que a fachada do escritório tenha como principal função a transmissão dos valores da empresa, este elemento não pode ficar imune à influência das tendências arquitetônicas. Ter uma estrutura atualizada pode deixar seu negócio moderno e sofisticado, desde que esteja de acordo com a identidade visual proposta, pode trazer credibilidade e confiabilidade.
Todos os elementos externos e internos devem ser configurados para buscar o bem-estar dos clientes e colaboradores para criar um ambiente confortável que faça com que os clientes se sintam à vontade e os profissionais possam realizar tarefas sem se preocupar com seu conforto.
Procure sempre manter as linhas visuais criadas pela marca e invista em elementos que valorizem o profissionalismo da empresa, como tons elegantes e confiabilidade e seriedade. Se achar necessário, procure profissionais da área de arquitetura ou design, especializados na criação de projetos envolvendo o departamento jurídico.
Ideias de decoração para o escritório
Conforme afirmamos incansavelmente neste artigo, é fundamental que todos os elementos relacionados à marca estejam inter-relacionados, inclusive a decoração do escritório. Para escritórios de advocacia com aparência confusa ou desleixada, poucos clientes assumem riscos internos, enquanto escritórios cuja aparência interna não combina com a aparência enfrentam outro problema.
Romper o padrão estabelecido na entrada fará com que os clientes se sintam desconfortáveis, como se tivessem sido enganados. Algumas pessoas podem até ficar porque não sabem como sair de problemas, mas a grande maioria das pessoas pode optar por não fechar um negócio com a empresa, o que significa que não irão encaminhá-lo ou retornar ao local.
Como tudo na indústria de negócios, todos os componentes (até os menores detalhes) devem ser direcionados aos consumidores, a fim de tornar a experiência do usuário naquele espaço a melhor possível. Você deve ser profissional e entusiasta, mas isso não significa necessariamente mobiliário tradicional e falta de criatividade.
Escolha móveis confortáveis para clientes e profissionais, pois serão os móveis com maior aproveitamento de espaço. Quando a mobília na planta corresponde ao padrão visual gerado pelo sinal visual, pode ajudar a usar o espaço ao mesmo tempo. Planeje sempre a localização dos móveis e suas dimensões necessárias para atender às suas necessidades.
Tente fazer com que os padrões de cores da marca se reflitam nos móveis e na decoração de forma harmoniosa para criar um ambiente tranquilo e confortável. Além disso, é importante prestar atenção à iluminação e ventilação do local. Priorize o aproveitamento da luz natural, e busque ventilar o ambiente com naturalidade, trazendo frescor ao espaço e transmitindo uma sensação de amplitude.
Finalmente, adicione detalhes. Uma moldura decorativa e alguns certificados podem ajudar a decorar e mostrar algumas de suas realizações, mas é claro que deve ser moderada. Uma parede cheia de certificados pode transmitir inesperadamente uma imagem de arrogância.
A maioria dos escritórios prefere pinturas abstratas com cores quentes, especialmente quando a cor de fundo das paredes é neutra. Outra boa opção para decoração é usar plantas para humanizar o meio ambiente, pois os escritórios de advocacia costumam ser indiferentes e às vezes impessoais. O toque natural torna o ambiente mais atraente e receptivo, podendo também atualizar e purificar o ar do ambiente.
Esperamos que com essas explicações e sugestões, você se sinta mais seguro ao planejar a fachada do escritório. algum problema? Deixe nos comentários, pode ser assunto do próximo artigo.