Como captar clientes na advocacia (12 Dicas Infalíveis) dentro das regras da OAB
Precisa de clientes? 12 maneiras de atrair clientes para o seu escritório de advocacia
Criar a sua reputação on-line ou do seu escritório de advocacia pode ser um processo cansativo e demorado para fazer sozinho. Além de dar conta do trabalho do dia a dia na advocacia você também precisa se dedicar na sua presença online.
Além disso, muitos advogados perdem tempo e esforço usando as estratégias erradas. Ou pior: eles não se conectam com seus clientes em um nível autêntico.
Então, como você vai conseguir mais clientes (e mais geração de contratos) e fazer o que está definido?
Nesta postagem, falaremos sobre as doze maneiras de atrair grandes clientes para seu escritório.
1 – Aproveite as opções gratuitas de marketing do escritório de advocacia
Antes de gastar muito dinheiro em marketing, você precisa aproveitar as oportunidades de marketing gratuitas.
Por exemplo, você pode reivindicar que seu escritório apareça no Google usando o Google Meu Negócio. Depois, preencha todas as informações necessárias no seu perfil no Google Meu Negócio.
O Google usará as informações que você forneceu em seu perfil para mostrar seu escritório para as pessoas que pesquisam localmente em sua área.
2 – Construa autoridade compartilhando conteúdo de qualidade
O conteúdo que você cria (seja criando vídeos em seu site, postagens semanais em blogs e boletins mensais) dependerá do seu público-alvo (Pense no seu público e não em outros advogados).
Uma ótima maneira de gerar interesse e engajamento das pessoas é utilizar webinars (Transmissões) Ao vivo, sessões do Facebook Live ou Instagram e vídeos atraentes. Nos vídeos, você pode abordar perguntas sobre um tópico jurídico específico. Dica: algo sobre o qual você recebe mais perguntas. Como alternativa, você pode resolver um problema legal (Sem citar caso de clientes) e cobri-lo nas mídias sociais.
Você também pode incentivar os clientes anteriores a fazer uma revisão de sua empresa nas mídias sociais, diretórios online ou no Google Meu Negócio Lembra da Dica 1.
Além disso, crie blogs que abranjam uma variedade de tópicos para que você possa conectar pessoas no seu site. Em seguida, combine isso com uma excelente otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), para que você fique por dentro dos resultados de pesquisa.
3 – Crie conteúdos relevantes e promova-o nos lugares certos
O setor jurídico está se tornando cada vez mais competitivo. De fato, Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atualmente há cerca de 1,1 milhão de advogados no Brasil, 1.210 cursos de Direito no país, com cerca de 900 mil estudantes.
Portanto, para você se destacar no meio da multidão, você precisa escrever conteúdos relevantes para o seu público em seu site e compartilhá-los em suas páginas de mídia social.
Quando se trata de ter um site bem-sucedido de um escritório de advocacia, o elemento mais vital é o seu conteúdo. Acerte seu conteúdo e tudo se encaixará perfeitamente.
Depois de ter uma base sólida de conteúdo escrito de alta qualidade, procure outras formas de conteúdo.
- Infográficos
- Vídeos (Melhores resultados de forma mais rápida)
- Ebooks
- Podcasts (conteúdos de áudio)
Em seguida, certifique-se de compartilhá-los nos canais de mídia social certos. Por exemplo, alguns escritórios de advocacia encontram resultados imediatos no LinkedIn. Mas veja qual plataforma de mídia social funciona melhor para você.
4 – Crie relacionamentos significativos com os clientes
Você pode ganhar muito mais dinheiro com essas primeiras dicas. Mas para você construir uma carreira lucrativa e longa, você precisa construir relacionamentos.
A questão é que seu escritório está mais do que apenas comprando alguns anúncios on-line e rezando para que os clientes o encontrem. Você precisa gastar tempo construindo relacionamentos reais.
Além disso, garantir que sua base de clientes existente seja feliz é uma maneira infalível de incentivar negócios recorrentes.
Mostre seu valor fazendo um excelente trabalho em seus casos. Entregue além das expectativas do seu cliente, se necessário. Mostre a seus clientes que todos os seus esforços pouparam-lhes dinheiro e sofrimento.
5 – Concentre-se em garantir referências (indicações)
Muitos advogados obtêm sua base de clientes existente em referências (indicações), e é uma coisa linda. No entanto, isso não acontece por si só. Aqueles que recebem referências brilhantes são aqueles que as cultivam.
Uma das maneiras mais eficientes de obter fontes de referência é ter um blog online. Para maximizar o impacto no marketing, organize regularmente conteúdo de alta qualidade. Outras maneiras de obter referências é falar em um evento local, ensinar, fazer um convidado em uma palestra, hospedar seminários on-line e assim por diante.
6 – Tome medidas para multiplicar suas referências
Saiba de onde é o melhor grupo de origem (exemplo: Igrejas, contatores, hospitais, médicos, escolas entre outras) e se concentre neles. Como dissemos anteriormente, reserve um tempo para cultivar relacionamentos (Dica 4) significativos com eles.
Verifique se você está aberto para ajudar essas fontes de referências. Lembre-se de que muitas pessoas procuram advogados e não buscam sua experiência – eles também querem que alguém atenda às suas necessidades.
Não se esqueça de entrar em contato, agradecer e incentivá-los. Não apenas os clientes continuarão chegando, mas também se multiplicarão.
7 – Não subestime o poder do boca a boca
O boca a boca é o anúncio mais poderoso. É um dos maiores elogios também. Apesar dessa era altamente digital, a maioria dos advogados obtém uma parcela significativa de seus clientes pelo boca a boca.
Seus clientes anteriores também são a melhor fonte para obter novos clientes. Portanto, certifique-se de entregar um excelente trabalho.
8 – Priorizar avaliações on-line
92% dos clientes leem as opiniões on-line antes de procurar um advogado. Obviamente, os clientes não podem fazer uma avaliação se você não estiver presente em grandes sites de avaliação como Facebook e Google Meu Negócio.
Uma maneira fácil de incentivar os clientes a deixar comentários on-line é apresentá-los com muitas oportunidades e lembretes. Em seu site, boletim informativo ou mídia social, inclua uma mensagem dizendo às pessoas o quanto você valoriza o feedback delas, deixando um comentário para você.
No caso de uma revisão ruim online, minimize o dano reconhecendo-o e peça desculpas, se necessário. Se puder, faça um esforço para discutir e corrigir a situação.
9 – Reivindique sua presença online
Estabelecer uma forte presença online já é importante. Mas não deve parar por aí. Crie uma boa reputação participando ou patrocinando eventos e organizações sociais.
Faça uma Network com a comunidade e adote uma abordagem mais positiva.
10 – Crie um site de qualidade e responsivo (se adapta a celulares e tablets)
Atualmente, não há dúvida de que os melhores clientes vêm do seu site. Idealmente, seu site deve ter um apelo único e design atraente. Além disso, concentre-se na qualidade da experiência do usuário e na profundidade do conteúdo que você publica.
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Você deve infundir elementos de uma maneira que represente seu escritório de advocacia, sua credibilidade e conquistas. O uso de dispositivos móveis também está aumentando, portanto, procure um site otimizado para dispositivos móveis (responsivo).
Também ajuda a trabalhar com as agências de Marketing Digital para te ajudar a montar o seu site de forma a atender todos os requisitos para aparecer nas primeiras pagina do google.
Para saber se seu site é compatível com dispositivos móveis ou não, faça o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
11 – Invista em SEO (otimização do mecanismo de pesquisa)
A otimização do mecanismo de pesquisa ajuda a atrair tráfego no seu site. É mais fácil para as pessoas procurar você em mecanismos de pesquisa como o Google por exemplo.
Se um cliente em potencial estiver procurando informações ou aconselhamento jurídico, um site otimizado para SEO trará clientes para o site do seu escritório.
12 – Entre nas mídias sociais
As mídias sociais permitem estabelecer conexões significativas em diferentes canais de mídia social, e aqui valeu uma máxima do comércio “Você tem que estar onde o seu cliente está”
Portanto, expanda seu alcance por meio de diferentes redes de mídia social as principais como Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Twitter.
Ao fazer isso, você pode aumentar seus contatos e cultivar uma forte presença na web a longo prazo.
Conclusão
A chave para o desenvolvimento de uma próspera advocacia é ser excelente no que você faz e ter a estratégia certa em prática. Seguindo essas dicas, você poderá atrair novos e repetidos clientes a longo prazo e manter uma advocacia bem-sucedida nos próximos anos.